Dekka Macedo nasceu em Campinas, em um Sábado de Aleluia e de muito sol.
Aos 8 anos de idade já estudava Artes Cênicas e Expressão Corporal. Desde então e até por volta dos 20 anos, participou de diversas montagens de espetáculos tanto na escola em que estudava como nos grupos de teatro da cidade onde mora até hoje - Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
Neta de artistas plásticos, viu surgir sua paixão pela expressão fotográfica em 2009. Bacharel em Tradução e tradutora atuante no mercado, sempre encontrou estreita relação entre fotografar e traduzir.
Em 2016, participa da oficina Bem Querer, do fotógrafo carioca João Ripper, na Galeria Ímã em São Paulo. No mesmo ano, inicia seus estudos em Fotografia Conceitual - Autorretratos, com a fotógrafa carioca Jacqueline Hoofendy, e começa então a desenvolver seus primeiros trabalhos autorais.
Em setembro de 2017, participa com a obra "Infância", da série O Amor em Três Atos, do Jardim de Fotos das Fotógrafas Brasileiras no Festival Paraty em Foco.
Atualmente reside em um sítio de sua família, onde funciona também seu ateliê. Vem se concentrando no estudo e na produção de fotografias híbridas, conceituais e autorretratos.